Faber-Castell

IP lança 3º filme do 'Os guardiões da biosfera'

24/03/2008 - 00:03
No início do ano letivo de 2008, a International Paper entregou às escolas públicas e privadas de todo o território nacional o terceiro episódio do projeto cultural "Os Guardiões da Biosfera", que aborda o Cerrado brasileiro. O kit contém um almanaque didático de apoio ao professor, um folheto explicativo e o DVD, com o novo episódio e os dois filmes anteriores, que apresentaram a Mata Atlântica e o Pantanal.

O projeto "Os Guardiões da Biosfera" é desenvolvido especialmente para crianças de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental com o objetivo de levar conhecimento sobre as características da fauna e flora brasileira, sensibilizando educadores e alunos sobre a importância da preservação ambiental e do respeito à natureza. Cada episódio aborda um dos biomas existentes no Brasil, mostrando suas características e apresentando as principais reservas nacionais. Ao todo, são cinco biomas - Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Caatinga e Floresta Amazônica - reconhecidos e monitorados pela Unesco, organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura.

Patrocinada pela IP com incentivo do Governo Federal por meio da Lei Rouanet, a animação é realizada por uma equipe de profissionais brasileiros. O projeto - desenvolvido pela Enjoy Arts e produzido pela Magma Cultural - prevê ainda o lançamento de mais duas aventuras, uma pela Caatinga e outra na Floresta Amazônica. A produção destes episódios está condicionada à aprovação do projeto pela lei de incentivo fiscal.

"Os Guardiões da Biosfera" trazem um circuito de aprendizagem completo que contempla as perspectivas da escola, dos professores e dos alunos. "Incentivar a cultura, a educação e a preservação ambiental é uma iniciativa que já está incorporada à missão da International Paper", afirma o diretor Comercial da International Paper, Nilson Cardoso.

O desenho animado apresenta as aventuras dos Guardiões da Biosfera - protagonizadas pelos personagens Alê, Bia, Rafa e Isa, do Clube do Chamequinho, mascotes da linha de papéis infantis da International Paper. As informações sobre a natureza e a importância da preservação ambiental são absorvidas facilmente pelas crianças, pois a animação usa uma linguagem lúdica, especialmente desenvolvida para crianças. Além do filme, que tem duração de 20 minutos, há 28 esquetes no formato "Você Sabia?", mostrando curiosidades sobre a fauna e a flora brasileiras. Os desenhos animados são produzidos por profissionais e tecnologia nacionais, utilizando 3D Max para modelagem em 3D. O cenário é uma mistura de técnicas com fotos, ilustrações e 3D.

O material de apoio, desenvolvido especialmente para o projeto, auxilia os educadores na preparação de atividades. Com abordagem lúdica e didática, o almanaque contém informações que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, como histórias sobre o folclore dos povos da região, desenhos, músicas e reportagens sobre o bioma que está sendo apresentado, além de instruções para a organização de diversos jogos e atividades ligadas à cultura regional e ao meio ambiente.

O Cerrado, tema deste terceiro episódio, está presente em 1.500 municípios brasileiros. Dentre as populações que vivem no Cerrado, estão alguns povos indígenas, pequenas comunidades agroextrativistas, trabalhadores rurais e comunidades remanescentes de quilombos. "Cada um desses grupos tem suas lendas, músicas e formas de conviver com as plantas e os animais. A diversidade e a riqueza cultural tornam muito interessante este episódio sobre o Cerrado", declara José Eduardo Moura, diretor de Marketing Cultural da Magma.

A International Paper distribuirá o kit "Os Guardiões da Biosfera" para 30 mil escolas públicas e privadas em todo o Brasil, dois mil kits para três mil bibliotecas públicas, 3.300 kits para seus colaboradores e clientes. Os episódios também estão disponíveis para download gratuitamente no site www.guardioesdabiosfera.com.br.

Concurso Cultural
O Projeto Cultural "Os Guardiões da Biosfera" convida as crianças de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, com idades entre seis e dez anos, para um concurso artístico que tem como tema o Cerrado. Para participar, basta criar um desenho que represente o bioma do Cerrado e enviá-lo até o dia 18 de abril para a International Paper, no endereço Rodovia SP 340, km 171, Mogi Guaçu, São Paulo, CEP 13840-970.

Os desenhos serão avaliados por uma comissão formada por um pedagogo e uma artista plástica, que analisam os trabalhos segundo critérios como, criatividade, absorção do conteúdo e transcrição em desenho, definição de cores, traços e composição do cenário imaginário. A International Paper premiará o aluno vencedor, professor e a escola participantes com computadores e impressoras. A escola receberá também uma doação de papel Chamequinho.

Para obter mais informações sobre o terceiro episódio e sobre o Concurso Cultural acesse www.guardioesdabiosfera.com.br. O resultado do concurso será divulgado no dia 30 de maio no site do projeto.

  Mais notícias