Faber-Castell

Henkel atinge índices de sustentabilidade

18/03/2008 - 00:03
Henkel atinge índices de sustentabilidade A Henkel, dentetora das marcas Pritt, Super Bonder e Cascola, anuncia a redução dos níveis de energia, água e geração de lixo ao longo dos últimos cinco anos. Os índices foram apresentados hoje em evento realizado em Düsseldorf, Alemanha. Os números apontam uma diminuição de 21% no consumo de energia, 15% em água e 32% na geração de lixo. A partir destes índices, a Henkel já estipula sua próxima meta para 2012: reduzir o consumo de energia em mais 15% e alcançar reduções adicionais de 10% no consumo de água e geração de lixo.

O atual desempenho mostra o progresso da Henkel nas áreas de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. Em razão da economia no consumo de energia, as emissões de dióxido de carbono nas plantas da empresa foram reduzidas em 15%. Ao mesmo tempo, foram registradas reduções nos índices de acidente de trabalho (72%). Aqui no Brasil, as unidades da Henkel em Diadema e Itapevi superaram recentemente a marca de mil dias e mil e trezentos dias, respectivamente, sem acidentes. Do ponto de vista financeiro, o uso moderado destes recursos também causou impacto positivo. Durante esse mesmo período de cinco anos, as vendas globais cresceram 39% e o lucro aumentou 61%.

"A Henkel é destaque nos principais rankings de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, que reconhecem a empresa como líder global nestes segmentos", disse Ulrich Lehner, presidente do conselho Henkel KgaA, durante o anúncio de hoje em Düsseldorf, Alemanha. "Isto é um reflexo do nosso compromisso em apresentar soluções para problemas ambientais, tal como a crescente ameaça da mudança climática. Tendo isso como foco, estamos constantemente aperfeiçoando todas nossas marcas e tecnologias em três fases de seu ciclo de vida: pesquisa/desenvolvimento, produção e uso. No ramo de adesivos automotivos, isto resulta, por exemplo, em tecnologias que auxiliam na redução do consumo de combustível e nas emissões de dióxido de carbono. Esses são apenas alguns exemplos de muitas soluções inteligentes da Henkel", disse Lehner.

Com base no progresso alcançado ao longo dos últimos 10 anos, Wolfgang Gawrisch, executivo-chefe de tecnologia (CTO) e presidente do conselho de sustentabilidade da Henkel, anunciou novos objetivos corporativos bastante ambiciosos. "Continuaremos os esforços para obter índice zero de acidentes de trabalho. Nosso objetivo para 2012 é uma redução adicional de 20% nessas ocorrências." Ainda segundo Gawrisch, é importante reforçar os princípios de que todos os novos produtos contribuam para o desenvolvimento sustentável, os funcionários sejam treinados para garantir as qualificações necessárias para a realização de suas tarefas e que os fornecedores estratégicos atendam às expectativas da empresa relativas à ética corporativa.

A Henkel faz parte da sociedade, e se vê como um "bom cidadão". A empresa trabalha junto com a sociedade em atividades que vão muito além de seus interesses comerciais diretos. Henkel Smile (Sorriso Henkel) representa um guarda-chuva para essas atividades, que foram estruturadas em torno de três eixos: (MIT) Make an Impact on Tomorrow - comprometimento dos funcionários; (HFI) Iniciativa de Amizade Henkel - fundo de emergência; e Parcerias Sociais – envolvimento corporativo e da marca. Na área de comprometimento dos funcionários, por exemplo, a Henkel vem apoiando o trabalho voluntário de seus funcionários e aposentados há 10 anos. Nesse período, um total de 5.875 projetos MIT no mundo inteiro recebeu apoio da Henkel. Informações: www.henkel.com.br

  Mais notícias