Faber-Castell

HP e Instituto Akatu anunciam resultado da segunda campanha de consumo consciente

22/09/2009 - 00:09
HP Brasil e o Instituto Akatu anunciam os resultados de 2009 do programa “Educação para o Consumo Consciente e Sustentabilidade Ambiental”, que visa a conscientização de adolescentes de escolas públicas de todo país sobre consumo responsável.

O programa é fruto da campanha Escolha Consciente HP, parceria da HP Brasil com o Instituto Akatu, que destinou parte do valor das vendas de cada produto de imagem e impressão participante da campanha, para o Instituto. Neste ano arrecadou mais R$ 1 milhão para a continuidade do Programa iniciado em 2008.

A proposta da HP e do Akatu é conscientizar os estudantes sobre o poder transformador de suas escolhas de consumo. Em 2009 e 2010, participam do projeto 15 escolas, três em cada região do País, somando120 educadores e atingindo 2000 alunos. “A intenção é expandir o Projeto para toda a rede pública de ensino do país”, diz Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu. A formação será realizada em três modalidades: ensino à distância, semi-presencial e presencial.

O total arrecadado em 2009 será destinado à expansão do programa, com a produção de material educativo, futuramente distribuído na rede pública de ensino e veiculado na televisão e na internet. Esta etapa terá foco na comunicação direta com os jovens e no seu desenvolvimento, além da distribuição de material educativo para diversas redes de ensino.

O desenvolvimento e a produção de vídeos educativos para diferentes faixas etárias, com alinhamento estratégico na visão sobre consumo consciente e sustentabilidade ambiental ampliam o alcance da mensagem e a capilaridade nacional do programa.

Além da exibição dos vídeos, a HP irá disponibilizar os materiais produzidos no hot-site do projeto e no site corporativo, possibilitando acesso do jovem ao material também fora da escola. Com esta estratégia, o projeto pretende impactar 17 milhões de espectadores entre quatro e 24 anos, concentrados na classe B e C, ao longo de 2010 e 2011.

"Em nossa estratégia socioambiental e através desta parceria com o Instituto Akatu, temos a oportunidade de informar, educar e promover escolhas conscientes da população para que levem em consideração uma gestão integrada do ciclo de vida dos produtos consumidos e seus impactos ambientais. O fato de o programa mostrar-se um sucesso pelo segundo ano consecutivo é um valioso indicador de que não só o projeto sustenta-se, mas também nos dá parâmetros de um futuro mais consciente, uma vez que iremos conseguir continuar levando essa informação às crianças”, diz Fernando Lewis, vice presidente da HP Brasil.

"A HP oferece produtos desenvolvidos desde sua concepção até o seu descarte, com o compromisso em reduzir impactos ambientais: redução no consumo de energia do usuário, reintegração de matérias primas recicladas dos próprios produtos descartados pelo cliente em novos produtos, minimizando o uso de recursos naturais do planeta, serviços e soluções que contribuam para que nossos clientes também reduzam seus impactos ambientais e investe na educação dos jovens que serão multiplicadores deste consumo consciente para todos nós contribuirmos na sustentabilidade de nosso planeta”, explica Kami Saidi, diretor de operações para o Mercosul e do Programa Integrado de Sustentabilidade Ambiental da HP Brasil. www.hp.com.

  Mais notícias