Revista LOJAS Papelaria - Edição 333

LOJAS PAPELARIA - MARÇO 2024 3 EDITORIAL Rua José Tobias dos Santos, 37-A 05121-050, São Paulo, SP, Brasil. Tel (5511) 3837-7979 agneloeditora@agneloeditora.com.br LOJAS Papelaria, Informática, Brinquedos & Cia. é uma publicação mensal deAGNELO EDITORA E EVENTOS.Dirigida a proprietários, diretores, gerentes e compradores de lojas, atacadistas e varejistas de materiais escolares,de escritórios, de informática e brinquedos. Circulação nacional. Revista LOJAS Ano32 - N.º 332 - MARÇO 2024 www.lojaspapelaria.com.br Twitter - @revistalojas Instagram - @lojaspapelaria Youtube - www.youtube.com/tvlojas Diretor Presidente Agnelo de Barros Neto agnelo@agneloeditora.com.br Diretora Financeira Samantha Barros samantha@agneloeditora.com.br Editor Chefe Marcos Mila (MTb 26.418) marcos@agneloeditora.com.br Jornalistas Lucélia Monfardini (MTb 35.140) lucelia@agneloeditora.com.br GERENTE DE TI Carlos Eduardo Manrubio Cabral eduardo@agneloeditora.com.br Edição de arte e Diagramação Geraldo de Oliveira geraldo@agneloeditora.com.br Editor de Fotografia Yuri Zoubaref fotografia@agneloeditora.com.br Depto. de Assinaturas/Distribuição Fernando Clarindo assinaturas@agneloeditora.com.br CTP e Impressão Gráfica Grass Tendências para o mercado de papelaria Nesta edição, trazemos um artigo de Fernanda Ricci, gerente de Desenvolvimento de Produto de Papelaria do Grupo Leonora, onde ela destaca que o mercadodepapelariatempassadoportransformações significativas nos últimos anos, impulsionado por mudanças relacionadas às preferências do consumidor, aos avanços tecnológicos e à crescente conscientização ambiental. Nesse sentido, diz ela, é natural que novas tendências assumamos holofotes emdeterminadosmomentosesigamseconsolidando mundo afora. Fernandaapontaque,em2024,osetordevepercorrer caminhos que serãomarcados por uma combinação única de inovação tecnológica, sustentabilidade e a contínua importância da experiência do consumidor. A gerente observa que os consumidores estão cada vez mais conscientes da responsabilidade de suas escolhas, movimentando as empresas a repensarem os processosdeproduçãoeousodedeterminadosmateriais.“Produtosquepermeiama reduçãodocarbonoeplásticotêmganhadoapreferênciadopúblico.Grandesmarcas doramotêxtil,porexemplo,têmbaseadoseudesenvolvimentoemitensrecicladosou feitoscomrecursosqueagridemmenosanatureza.Canetasrecarregáveiseembalagens eco-friendlysãoexemplosdemudanças.Portanto,organizaçõescomprometidascom asustentabilidadeganhamalealdadedeclientesquevalorizamareduçãodequalquer impacto ambiental.” Ela ressalta ainda opoder domarketingde influência nas tendências de consumo. O TikTok,porexemplo,temsedestacadotambémcomoumaplataformadedescoberta deprodutos.Decadernosinovadoresatéitenscomdesignsirreverentes,nostálgicosou temáticos. Essaeoutras plataformas deentretenimento sãoentendidas como social commerceedirecionamdesdeodesenvolvimentodeprodutosàestratégiademarketing evendas.Sendoassim,diferentesitensdomercadodepapelariapodemrapidamente setornarvirais,eempresasqueinvestememaçõesdotipotêmgrandeschancesdese surpreenderem com os resultados. Outro destaque, ainda seguindo a essência do movimento sustentável, é que os consumidores procuram itens que não apenas sirvam ao propósito principal, mas tambémofereçamversatilidade,comoprodutoscommúltiplasfunções,recarregáveis, com refis substituíveis e embalagens que podem ser reutilizadas. A ideia é reduzir o desperdício e maximizar a utilidade, proporcionando aos consumidores uma experiência prática e mais consciente. Confira o artigo na íntegra nas páginas a seguir e fique por dentro das tendências para 2024. Boa leitura! Marcos Mila

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=