Revista LOJAS Papelaria - Edição 311

8 - LOJAS PAPELARIA INOVAÇÃO A inovação é a capacidade de novas lógicas e repensar tudo o que a organização faz para al- cançar mais competitividade, adaptabilidade e valor na era digital. Esse é um tema que ganhou destaque no mundo dos negócios há um tem- po, mas que ainda gera algumas dúvidas sobre seu conceito e a melhor forma de colocá-lo em prática. E para desmistificar esse assunto que tem in- finitas abordagens, trago 8 mitos e 7 verdades sobre inovação. ENTRE OS MITOS, PODEMOS ELENCAR: 1 - Tudo que é novo é inovação Sempre foi um paradigma da inovação pensar que coisas novas são inovadoras. Não necessa- riamente. A inovação requer atributos importan- tes: ela tem que solucionar algum tema que não conseguimos resolver até o momento, possui um componente de novidade, mas não se resu- me apenas a isso. A inovação é definitivamente um olhar para trazer ao presente um movimento que aponte para um futuro com um valor que ninguém mais conquistou ou propiciou. 2 - Inovação só pode ser feita por grandes empresas Inovar tem a ver com gerar valor para as pes- soas e suas necessidades, sejam elas relaciona- das a clientes, stakeholders ou colaboradores. Esse objetivo não é só para grandes empresas, uma vez que qualquer negócio é capaz de criar práticas inovadoras que propiciem condições para gerar alto desempenho e valor em serviços, produtos e operações. Não é o tamanho da or- ganização que dirá se é possível ser inovadora ou não, mas, sim, suas buscas constantes em se adaptar ao contexto que muda, conseguindo não apenas olhar para o curto prazo, mas tam- bém perpetuar valor no longo prazo. 8 mitos e 7 verdades sobre inovação Descubra quais conceitos podem estar equivocados e quais são os insights capazes de transformar seu negócio * Por Mary Ballesta, diretora Global de Inova- ção do Grupo Stefanini 3 - Inovação depende de um departamento ou uma pessoa específica A inovação nas empresas não pode estar ape- nas circunscrita ao escopo de uma área de ino- vação ou de um laboratório. Normalmente, esse modelo tende a a ser rejeitado pela própria or- ganização em pouco tempo. Inovar diz respeito a espaços de compartilhamento e colaboração propiciados por uma cultura organizacional que busca melhorar de forma constante suas lógi- cas. Para ser realmente consistente, a inovação precisa da combinação de propósito, que orien- ta o mindset organizacional; alinhamento com objetivos estratégicos, que criam uma direção de como entregamos e, finalmente, da visão de trazer outras vozes na equação de cocriação. 4 - Lançar novos produtos ou serviços é inovar Nem sempre lançamentos são inovadores. Em alguns momentos, podem ser apenas uma nova oferta. De fato, existe uma classificação famosa que se refere aos dez tipos de inovação nas em- presas: Inovação de configuração (1- modelo de lucro, 2- network, 3- estrutura e 4- processos), Inovação em oferta (5- performance, 6-mix de vendas), Inovação em experiência (7- serviços, 8-canais; 9- marca e 10- customer engagement). 5 - Para inovar é preciso ter muito dinheiro Quando se fala em inovação, muitos já pensam no investimento que deve ser necessário para colocá-la em prática, imaginando ser quantias exorbitantes. Claro, algumas práticas inova- doras demandam mais investimentos do que outras, mas muitas delas precisam apenas de uma mudança de pensamento que transforme a forma de fazer ou produzir algo. Para gerar mudanças, o investimento, nesse caso, é em capital humano, não em tecnologias caras. De fato, um paradoxo da inovação é que ela tem um cenário mais favorável durante as crises. A escassez de recursos faz a gente buscar alter- nativas melhores para criar impacto (ou solução) que esperamos com melhor utilização dos re- cursos que temos. 6 - A inovação é um talento A inovação é um mindset, uma visão de que po- demos intervir no futuro e fazer dele algo melhor. Para que uma empresa ou uma pessoa sejam inovadoras, é necessário juntar vozes diversas, ter espaços de troca e ajuste continuo, além de se perguntar de forma contínua quais são os motores da inovação e o porquê. 7 - Inovação é sobre tecnologia Muitas vezes, a inovação envolve a tecnologia, mas não diz respeito só a ela. Pode ser o meio, mas não o fim. As possibilidades de mudança e transformação que a tecnologia proporcio- na, quando empregada, podem ser o caminho para traçar novos modelos inovadores, mas não significa que o resultado será necessariamente algo tecnológico. 8 - Inovação é ter criatividade A criatividade faz parte do processo, mas a ino- vação não se resume a ela. Por meio de novas ideias, desenvolvidas criativamente, será possí- vel testar meios diferentes e, inclusive, chegar a soluções que fracassam. São essas buscas continuas que levarão à verdadeira solução.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=