Revista LOJAS Papelaria - Edição 310

LOJAS PAPELARIA - 5 CONJUNTURA O varejo é um dos setores mais importantes para a economia brasileira. Mesmo em um cenário adverso da pandemia, foi um dos poucos que continuou crescendo em níveis excepcionais e, ainda, acima da média do PIB nacional. Com grandes mudanças e revoluções sentidas pelos varejistas nos últimos anos, certas tendências vêm se destacando como primordiais para o crescimento e destaque deste setor. A migração do comércio físico para o digital foi uma das maiores e mais vantajosas trans- formações. Pouco mais de quatro meses após o início do isolamento social, as vendas online representaram quase 20% do faturamento vare- jista brasileiro segundo dados colhidos pelo Es- tadão – quantia equivalente ao dobro da média registrada antes da pandemia. Para ter cada vez mais resultados nessas estratégias, veja as cin- co tendências que não podem ficar de fora do planejamento deste ano: 1 - Ominchannel: o e-commerce se mostrou ex- tremamente vantajoso para as vendas varejistas. Contudo, ele não deve ser o único foco de in- vestimento. As lojas físicas ainda são muito bus- cadas por diversos consumidores que prezam pela experiência presencial e sensorial de expe- rimentação dos produtos – o que acende a ne- cessidade de uma comunicação contínua com as lojas online. A estratégia omnichannel foca na integração desses e também de outros canais em toda a jornada de compra, desde os preços cobrados de todos os produtos à qualidade de atendimento ao consumidor. Qualquer diferença será claramente perceptível e certamente preju- dicial ao negócio. 2 - Controle logístico: com o isolamento social, o sistema logístico foi obrigado a se revolucionar, de forma que o varejo conseguisse atender a enorme demanda das compras online. O tempo de entrega dos produtos que antes era conside- ravelmente longo, hoje foi reduzido significativa- mente – otimizando todo o processo interno e aumentando a percepção de valor pelo cliente. Diante dessa valorização e do contínuo cresci- mento do comércio online, os varejistas devem As cinco maiores tendências do varejo para 2022 Por Bernardo Borzone sempre focar na aplicação de sistemas inteli- gentes ao processo, com foco na velocidade e qualidade na entrega. 3 - Coleta de dados: entender o perfil do consu- midor é uma das estratégias mais importantes para os lojistas, possibilitando que conheçam suas preferências de compras e, assim, possam oferecer produtos direcionados a seus desejos. Com o e-commerce, ficou muito mais fácil co- letar esses dados, tratá-los adequadamente e usá-los como base de análise devido ao grande volume de informações capturadas dos usuá- rios. Essa deve ser uma ação prioritária para o varejo, de forma que consiga ser cada vez mais assertivo em suas ações. 4 - Social commerce: as redes sociais se torna- ram ferramentas de divulgação extremamente eficazes para as empresas. Como parte dessa estratégia, muitos varejistas vêm investindo no trabalho de influenciadores para divulgar seus produtos e serviços – seja experimentando pe- ças de roupa e mostrando o caimento ou com- partilhando sua experiência com o produto em si com seus milhares de seguidores. Outra opção, ainda, é usar tais canais como foco de pesquisa de opiniões dentre amigos e conhecidos, for- mando uma verdadeira comunidade social para debate de opiniões. 5 - Conversational commerce: a tecnologia é uma verdadeira aliada do atendimento ao cliente. Mas, isso não significa que deva ser usada a todo momento. Muitos clientes valorizam um atendimento próximo e personalizado, de for- ma que, ao serem abordados por um profis- sional para saber sua experiência com a marca e oferecer ofertas personalizadas, se sentem mais importantes e satisfeitos. O conversational commerce foca na presença humana como parte fundamental da jornada de compra, contribuin- do para que o cliente não se sinta como “apenas mais um” dentre tantos. Em um mercado altamente digital, não há mais como fugir da presença online. As vantagens que proporciona para o setor são enormes – contudo, alguns cuidados devem ser tomados. Para aqueles que fazem parte dos famosos ma- rketplaces , é importante redobrar a atenção na escolha dos parceiros da plataforma – de forma que se preocupem em manter um nível eleva- do de qualidade na entrega dos produtos e no atendimento. Ainda, fatores econômicos como o aumento da inflação e a redução do poder de compra, tam- bém podem elevar casos de inadimplência den- tre os consumidores e, prejudicar o crescimento dos varejistas. Seja qual for a ameaça, o plane- jamento será a peça-chave para lidar com esses problemas da melhor forma possível. Quando alinhado às principais tendências mencionadas, seu negócio terá grande força para crescer e prosperar no mercado. Bernardo Borzone é diretor de Receitas na Pontaltech, empresa especializada em solu- ções integradas de voz, SMS, e-mail, chat- bots e RCS

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