Revista LOJAS Papelaria - Edição 310

LOJAS PAPELARIA 3 EDITORIAL Rua José Tobias dos Santos, 37-A 05121-050, São Paulo, SP, Brasil. Tel (5511) 3837-7979 agneloeditora@agneloeditora.com.br LOJAS Papelaria, Informática, Brinquedos & Cia. é uma publicação mensal de AGNELO EDITORA. Dirigida a proprietários,diretores,gerentesecompradoresdelojas, atacadistasevarejistasdemateriaisescolares,deescritórios, de informática e brinquedos. Circulação nacional. Revista LOJAS Ano30-N.º310-Jan/Fev2022 www.lojaspapelaria.com.br Twitter - @revistalojas Instagram - @lojaspapelaria Youtube - www.youtube.com/tvlojas Diretor Presidente Agnelo de Barros Neto agnelo@agneloeditora.com.br Diretora Financeira Samantha Barros samantha@agneloeditora.com.br Editor Chefe Marcos Mila (MTb 26.418) marcos@agneloeditora.com.br Jornalistas Lucélia Monfardini (MTb 35.140) lucelia@agneloeditora.com.br Talita Molinero (MTb 74.307) talitamolinero@agneloeditora.com.br Edição de arte e Diagramação Geraldo de Oliveira geraldo@agneloeditora.com.br Editor de Fotografia Yuri Zoubaref fotografia@agneloeditora.com.br CTP e Impressão Gráfica Grass Depto. de Assinaturas/Distribuição Fernando Clarindo assinaturas@agneloeditora.com.br O ano de 2022 entra commuito positivismo, mas também commuitos desafios pela frente. O avanço da vacinação, inclusive incluindo as crianças, a volta às aulas presenciais e o início de uma nova fase da economia, trazem uma nova esperança de um ano bom para a indústria e para o varejo, superando problemas os quais já estávamos nos acostumando a enfrentar. Alguns dos principais problemas a enfrentar agora são de cunho mais amplo e que acometem o mundo de uma forma geral. O alto índice de desemprego, os altos custos de frete para produtos importados, a falta de matérias-primas que assola todos os continentes e o aumento do dólar, que pressiona o preço dos insumos devem ainda durar algum tempo, até que tudo se aclame. Como se não bastasse, os russos acharam por bem trazer mais um problema grave para o mundo, ameaçando uma invasão à Ucrânia, país vizinho que não quer ver participando da Otan. Nada mais fora de hora. É claro que, na ponta, vem o consumidor final e o varejo, que também sofrem com tudo isso. No entanto, o varejista do segmento de papelaria, assim como os comerciantes de forma geral, aprendeu muito com a pandemia. Diz o ditado que é na crise que surgem as oportunidades, e assim se deu. Novas formas de atuação, como o uso de meios digitais, como aplicativos de compra que atendem o e-commerce, a possibilidade de divulgação por redes sociais (Facebook, Instagram, Tik Tok etc.) trouxerammais facilidades para que os negócios não só continuassem tendo sucesso, mas também a possibilidade de crescimento nas vendas. Sem contar a diversidade de meios de pagamentos digitais, que facilitaram ainda mais o processo. A experiência foi adquirida, o que nos resta agora é torcer para que a economia nacional se recomponha o quanto antes, com a redução da inflação e a geração de empregos, que podem trazer mais tranquilidade para o mercado. Afinal, o Brasil é país mais “calejado”na missão de superar crises, dando sempre a volta por cima. Enfim, que este seja o começo de um ano de recuperação! Boa leitura! Marcos Mila Um ano de superação

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=