Revista LOJAS Papelaria - Edição 310

26 - LOJAS PAPELARIA CARTUCHOS/TANQUES DE TINTA ORIGINAIS No primeiro trimestre de 2021, foram comercializadas 654 mil impressoras, 0,8% a menos em relação ao mesmo período de 2020. Por categoria, foram 559 mil modelos jato de tinta, crescimento de 3,3%, e 93 mil a laser, queda de 20%, além de 1,4 mil matriciais, alta de 39,8%. Deste volume, 444 mil foram para o varejo e 209 mil para o mercado corporativo. Os dados são do IDC Brazil Quarterly Hardcopy Tracker Q1/2021, da IDC Brasil. Gabriel Roz, gerente de produtos da Epson no Brasil, observa que, no pri- meiro trimestre de 2020 ainda estavam com os números pré-pandemia. “Então, se analisarmos a queda de 0,8% apontada no primeiro trimestre de 2021, entendemos que o mercado se manteve forte, mesmo diante das incertezas sobre uma eventual retomada naquele momento. Com relação ao mercado de Impressoras tanque de tinta, esse teve um crescimento que acompanhou a variação do PIB. O mesmo não se observa, no entanto, no mercado de impressoras a laser, por ser um segmento voltado princi- palmente a uma instalação corporativa e que sofreu um claro reflexo da redução de ocupação dos escritórios durante a pandemia.” O fortalecimento que se observa nas vendas do Varejo, segundo Roz, re- flete de forma muito clara a migração que ocorreu do trabalho presencial para o home office durante a pandemia. Isso porque pessoas que antes imprimiam nos escritórios passaram a precisar imprimir em suas casas. “Além disso, a tendência que se observa após o crescimento na demanda por impressoras EcoTank é de um aumento exponencial no consumo de garrafas de tinta originais Epson, uma vez que a base instalada de impres- soras no território nacional sofreu forte expansão. Aliás, foi por causa deste movimento de mercado que lançamos, recentemente, a opção pelo kit com as quatro garrafinhas de tintas originais necessárias para a reposição total do equipamento, que chega no mercado com um preço muito mais atraente do que a compra de todas elas individualmente.” No mais, Roz afirma que enfrentamos um problema especificamente forte no Brasil e comum a outros segmentos tecnológicos, que é a pirataria. “É de extrema importância que o consumidor sempre opte pelas tintas origi- nais Epson para desfrutar do rendimento e qualidade proporcionado pelas EcoTank. Além disso, ao utilizar tintas não originais, o consumidor pode estar submetendo o equipamento a danos e perda da garantia de fábrica da impressora. Vale lembrar ainda que, além de não valer a pena para o consumidor, o mercado paralelo submete o ambiente a risco enorme de contaminação da água e do solo, pois as fábricas clandestinas não se pre- ocupam com os materiais, procedimentos ou descarte de resíduos, além de violarem diversas outras leis regionais, como normas trabalhistas e tributá- rias. Em linhas gerais, o barato acaba saindo muito mais caro!” Cresce o mercado de cartuchos originais Com o crescimento de impressoras jato de tinta, tendência é de um aumento exponencial no consumo de garrafas de tinta originais Mudança de mercado Sabrina Lacerda, HP Supplies country manager, avalia que o mercado de impressão sofreu grandes transformações com o início da pandemia, que teve por consequência o home office e o home schooling. “Muitos con- sumidores investiram pela primeira vez em impressoras para auxiliar nas tarefas em casa, levando a categoria a ter um crescimento de vendas que está se estabilizando com o retorno das atividades. Uma prova disso foi um recente estudo feito pela HP, que mostrou que 62% dos pais se sentiriam mais equipados para auxiliar os filhos nas atividades com uma impressora doméstica. Além disso, o cenário da venda de suprimentos também mudou

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