Revista LOJAS Papelaria - Edição 310

18 - LOJAS PAPELARIA BRINQUEDOS A indústria do brinquedo tem motivos para comemorar 2021, apesar de o início do ano registrar falta de matéria prima e de- sabastecimento de alguns produtos. “Contratamos mais 2.100 pessoas e contabilizamos crescimento de 11% em cima de R$ 7,7 bilhões, de 2020”, informa Synésio Batista da Costa, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos Abrinq). Segundo ele, o efeito da pandemia fez disparar o preço de matérias-primas, depois contornado ao longo deste ano. O presidente da Abrinq diz que as importações caíram 49% e a indústria nacional recuperou mais mercado dos importados, atingindo perto de 75%. O setor tem cerca de 1.600 pontos de venda especializados e algo em torno de 15 mil varejistas. “Para o Natal, representando 30% das vendas do ano, foram mais 400 brinquedos recém-lançados nas prateleiras, com um cresci- mento das vendas neste período da ordem de 15% em relação ao natal de 2020; O natal de 2020, comparado com o de 2019, concretizou vendas de 18% a mais. O setor só não está melhor porque convive com um ambiente de sonegação no mercado interno, associado a subfaturamento das importações e importações fraudulentas”, explica. Ano desafiador Para Franz Semmelmann, diretor comercial da Xalingo S/A, o ano de 2021 foi desafiador. “Conseguimos manter nosso share de mercado por meio de um esforço grande da área de inovação - o departamento desenvolveu muitos produtos/lançamentos - uma vez que, a importação não teve a participação dos anos anteriores.” O diretor comercial da Xalingo observa que o mercado de brinquedos teve, em 2021, um crescimento de valor, mas não no vo- lume de unidades vendidas. “Por conta da inflação refletida nos custos, os preços acabaram sendo impactados. A alta do dólar afetou os insumos que são atrelados à moeda e as importações em geral. Como estratégia, focamos em produtos fabricados a partir de matérias-primas com maior disponibilidade. Acreditamos que tivemos sucesso neste caminho.” Indústria do brinquedo: melhor desempenho dos últimos anos Crescimento de 21% em 2020 e mais 11% em 2021, os melhores dos últimos anos, faz a indústria do setor comemorar 2021

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