Revista LOJAS Papelaria - Edição 297

LOJAS PAPELARIA 39 Crescimento Segundo dados do IDC Brasil do início deste ano, o volume de vendas de modelos de im- pressoras tanque de tinta comprova uma ten- dência de mercado. Microempresas (de 1-9 funcionários) e pequenas empresas (de 10-99 funcionários) aumentaram em 27,1% e 25,3%, respectivamente, as compras dessas impresso- ras. No varejo, as vendas desse modelo cresce- ram 18,1%. Para Bonassi, da HP, todas as mudanças de mercado impactam. “No caso da HP acrescen- tamos ao nosso portfólio as impressoras Ink Tank e Smart Tank à nossa linha de produto para participar desta fatia do mercado. Lembramos que a HP tem produtos para todos os tipos de consumidores e demandas.” “A Epson foi pioneira ao lançar as primeiras Eco- Tank, o que nos coloca como referência na fabri- cação de impressoras com tecnologia tanque de tinta. Por isso, esse aumento no número de ven- das teve impacto positivo nos nossos negócios e nos manteve como empresa líder no market share deste segmento”, afirma Esther. Esse está sendo um ano bastante desafiador para a indústria em geral e não é diferente com o setor de impressão, observa Camargo, da Lex- mark. “Mas aqui na Lexmark, nós também en- xergamos nesse cenário algumas várias  opor- tunidades de crescer e oferecer novos serviços. Por exemplo, mesmo durante a pandemia, nós seguimos com o lançamento de oito dispositi- vos, expandindo nossa oferta de impressoras e multifuncionais inteligentes, das séries 300 e 400, para os ambientes corporativos, em es- pecial para os pequenos grupos de trabalho. Entendemos que nesse momento as empresas precisam de recursos completos de equipamen- tos empresariais, mas com menor porte. São dispositivos projetados para locais com pouco espaço, mas com uma produtividade impres- sionante, com capacidade e durabilidade para menos interrupções. Já que muitas empresas e colaboradores estão trabalhando de casa ou em grupos e até escritórios bem menores.” Além disso, analisa Camargo, a pandemia aju- dou a acelerar o processo de Transformação Di- gital e muitos migraram suas informações para nuvem. “Na Lexmark, já estávamos preparados para essa digitalização, preparando a oferta de produtos e serviços para clientes e parceiros to- talmente de acordo com este novo cenário. Uma de nossas principais ofertas do ano foi o lança- mento de nossas soluções Lexmark Cloud Fle- et Management (CFM) para o gerenciamento de impressão em nuvem, fornecendo o mesmo nível de otimização e eliminando o ônus da in- fraestrutura de impressão e do gerenciamento manual no local. Ou seja, estamos preparados para qualquer que seja a demanda dos clientes de impressão. E, hoje em dia, eles estão focados em eliminar a infraestrutura do servidor, imple- mentar novas tecnologias e melhorar a seguran- ça - e oferecemos isso através do Gerenciamen- to de Impressão em Nuvem.” Tendências A Epson já vendeu 50 milhões de unidades de EcoTank no mundo, conforme Esther, e a cada geração das impressoras EcoTank, a empresa está sempre inovando e melhorando seus pro- dutos para garantir produtos de alta qualidade no mercado, como o sistema EcoFit que abas- tece sem sujeira e sem desperdício, impressão Wi-Fi Direct que imprime direto do celular sem a necessidade de uma rede wireless. “Em termos de produto, fizemos o lançamento da linha M, que possui alta produtividade com melhor custo benefício. São 4 produtos para atender todas as necessidades desse mercado específico. Estes equipamentos são impressoras monocromáticas que proporcionam uma economia total de até 90% em custo de impressão. Cada impressora vem com duas garrafas de tinta inclusas, o equi- valente a seis toners, ou seja, possui capacidade para imprimir até 11 mil páginas em preto sem a necessidade de reposição de tinta.” O aumento nas vendas de impressoras tanque de tinta, que na Epson são chamadas de Eco- Tank, não foi à toa, de acordo com a gerente de produtos. “Os consumidores estão buscando por equipamentos que sejam mais versáteis e gerem economia a médio e longo prazo. A con- versão de mercado das máquinas de cartucho para Ecotank tem crescido a cada trimestre. Por isso, as impressoras multifuncionais tanque de tinta devem continuar crescendo como os prin- cipais equipamentos e os mais procurados pe- los consumidores.   Na visão de Bonassi, o mercado de impressão está em constante evolução. “Na HP, investimos em pesquisa e desenvolvimento para entregar produtos cada vez mais inovadores, seguros e com baixo custo aos consumidores. Isso nos levou a lançar uma nova categoria no mercado, a de impressoras com tanque de toner a laser, com a HP Neverstop. Ela tem a mesma qualida- de das impressoras de toner tradicionais, porém sua recarga é feita por meio de um cilindro, se- melhante a uma seringa, que armazena o toner no interior da impressora, de maneira simples e rápida, com custos menores dos que os toners tradicionais. E a recarga de cada 2.500 páginas custa R$ 59,90 ou menos, pois temos também o kit de recarga duplo, que carrega 5.000 páginas por apenas R$ 109,90. Além de todas as apli- cações de uma impressora e multifuncional, o maior diferencial da HP Neverstop fica por conta do custo baixíssimo de impressão por página (cerca de R$ 0,024 por página).” A maior tendência que se apresenta nesse seg- mento, conforme o gerente da HP, é originária da explosão de conteúdo no universo online, movimento que faz com que alguns consumido- res imprimam mais e comecem a avaliar melhor as opções de impressoras que seu perfil exige. “Muitas pessoas necessitam imprimir muito pouco, outras muitos mais, este é o primeiro questionamento que deve ser respondido: ‘eu preciso de uma impressora que tem um custo de aquisição alto e que entrega muitas páginas impressas? Se eu imprimo pouco, talvez não se- ria melhor eu comprar um produto de baixo cus- to, que se adeque à minha demanda de impres- são?’. Esta é uma reflexão que todos deveriam fazer na hora da compra. A partir daí, seguimos com mais outros questionamentos menores, como necessidade de wi-fi,  alimentação auto- mática de páginas, rede ethernet, fax, e assim por diante.” Perspectivas A volta do consumo de impressoras e supri- mentos para o mercado corporativo está dentro das perspectivas de Bonassi. “Com as pessoas trabalhando em home office, houve uma queda nesse setor, mas aos poucos estão voltando ao normal. Além disso, a retomada da econo- mia também abre espaço para impressoras de grandes formatos, utilizadas para a produção de embalagens, sinalização digital, livros, folhetos, peças decorativas, entre outros. O novo normal será diferente do que um dia foi vivido, muitas empresas vão adotar, ao menos parcialmente, o home office. A pandemia só acelerou uma tendência global em alguns anos. A HP é, hoje,

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