Revista LOJAS Papelaria - Edição 296

22 LOJAS PAPELARIA CADERNOS A economia tem se mostrado crescente nos últimos meses, é claro que ainda timidamente, mas já sinais de um 2021 de recuperação e de bons ne- gócios. Pensando nisso, as empresas vem investindo no desenvolvimento de novos produtos e seguem preparadas para um novo ritmo de mercado. “Acreditamos que estamos passando por algo momentâneo e que apesar de termos algumas mudanças de comportamento sociais, o caderno nunca perdeu sua necessidade. Estamos falando de um material que não perdeu seu uso mesmo com as aulas a distância”, observa Ricardo Baena, gerente nacional da Foroni. O caderno tem um papel fundamental no trabalho motor da criança, seja para um desenho descontraído ou para o seu uso escolar e, durante este período, foi muito bem utilizado, analisa Baena. Outro ponto importante que ele cita é que, como forma de fixação da memória e do aprendizado, seu material ganha ainda mais importância e, seja no presencial ou no digital, isto não se perdeu. “Trabalhamos com uma expectativa de retomadas gradativas, mas que irão se acelerando mesmo com regras e protocolos de distanciamento, resul- tando na finalização do ano letivo de 2020. O mais importante neste pon- to é lembrar os lojistas que, quando falamos de caderno neste momento, falamos de futuro, e não sobre o que está ocorrendo agora. Pensamento desafiador, mas fundamental para que não percam o tempo de compra e fiquem sem produtos. Conseguimos identificar no mercado de brinquedos que, quem não se programou, perdeu venda por falta de produtos. O mes- mo ocorrerá no mercado de cadernos se não comprarem de forma plane- jada, programada e antecipada. As indústrias trabalham os estoques para atender um determinado tipo de demanda, se tivermos uma alteração muito brusca num prazo muito curto, não haverá tempo de fazer o ajuste na linha como um todo e, certamente, poderá haver rupturas, pois quem comprou antes terá diferencial de portfólio frente ao de seu concorrente.” Pensando com a visão de 2021, a Foroni trabalha com o fato de que, de De olho no futuro Apostando em uma retomada da economia e investindo sem medo das adversidades, fabricantes se mostram otimistas para o segmento escolar

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=