Revista LOJAS Papelaria - Edição 289

22 DEZEMBRO 2019 - LOJAS PAPELARIA INDÚSTRIAS & NEGÓCIOS Pombo anuncia nova etapa e apresenta investidores Líder no segmento de papelaria premium e produtos corporativos, pretende crescer 13% com investimento de aproximadamente cinco milhões de reais no próximo ano Fundada em 1930 por Ernesto Rothschild, a Pombo - especializada no seg- mento de papelaria premium e produtos corporativos personalizados - traz em sua história marcos importantes que fizeram da empresa líder no setor. Foi em 1998 que a Pombo se tornou parte do grupo italiano Lediberg SPA com mais de 10 filiais em todo o mundo, o que proporcionou em 2009 todo o know how para a companhia ampliar sua fábrica em Cotia (SP). Após todas as conquistas nas últimas décadas, a Pombo completa 90 anos em uma nova fase. A companhia readquiriu a sua autonomia, separando do grupo Lediberg e consolidando a marca no mercado brasileiro com um novo grupo de investidores e nova gestão, resultando na nacionalização na produ- ção de todos os produtos no Brasil. Depois de passar por três consultorias (jurídica, financeira e de recursos humanos), em primeiro de agosto, Alex Tava- res assumiu a administração da Pombo e mudou a configuração estrutural da empresa, que agora o tem como CEO, além de Paolo Failoni como diretor de Operações e Wesley Ortiz como diretor Comercial & Marketing, reestruturando toda a política interna de PCP, de planejamento estratégico, que se desdobrou no último dia 31 de outubro, quando Tavares de fato entrou definitivamente no contrato social. Com esse novo marco, a empresa pretende investir no mercado brasileiro de aproximadamente cinco milhões de reais, o que irá gerar um crescimento de 13% em 2020. Para isso, a companhia vem atualizando as linhas já existentes e desenvolvendo novas categorias de produtos para todos os públicos, des- de produtos corporativos até a papelaria jovem e infantil. Atualmente são de 300 SKU´s em linha, número que irá aumentar 70% no próximo ano. A equipe de marketing já está desenvol- vendo novas coleções e no- vas categorias de produtos e já está também desenvol- vendo uma estratégia para o mercado internacional, incluindo América do Nor- te e América do Sul, onde já havia atuado em algum momento. “Nós vamos en- trar em novas categorias de produtos e, dentro desse mesmo segmento de pro- dutos (cadernos, cadernos de anotação, agendas, planners), também iremos trazer inovação. Vamos lançar alguns produtos agora no fim do ano (linha Viva Collore) e no começo do próximo ano as mochi- las com estojo. A princípio, teremos algumas coisas que agregam tecnologia em si, no suporte de escrita, no caderno de anotação ou na agenda. Vamos embarcar tecnologia nesses pro- dutos, não só na estrutura de fabri- cação, mas também essa estrutura vai interagir com tecnologia”, revela Ortiz. Além do crescimento do portfólio, a Pombo pretende investir nos próxi- mos anos em independência fabril, abrir novos canais de vendas, ini- ciar a atuação no PDV e modernizar os sistemas com foco em omnichannel. Com essa mudança, a companhia ampliou o time de colaboradores com a pretensão de trazer os profissionais mais renomados do mercado. A Pombo sempre foi muito caracterizada pela excelência dos produtos, pelos diferenciais de revestimentos de capa e de acabamento de produtos, explica Ortiz. “A nossa ideia é reforçar esse conceito para esse público que tem mais de 40 anos, mas também buscar essa referência para o público jovem executi- vo, mostrar que ele pode ter um produto de excelente qualidade, com tradição, mas que fale a sua linguagem, que seja um produto moderno, inovador, criativo e que ele possa se identificar.” A nova comunicação adotada pela companhia para atender os clientes está cada vez mais efetiva. Mesmo com tantas mudanças positivas, vale ressaltar que a Pombo continua mantendo a responsabilidade ambiental, defendendo as práticas sustentáveis dentro da companhia e na produção dos seus pro- dutos. Toda a produção é desenvolvida segundo processos rigorosos e não poluentes. O papel é obtido através da utilização de celulose acid-free, aplican- do cuidadosamente a política de reflorestamento e uso de energia a partir da queima de resíduos ou aparas de processos de produção não utilizadas. Além de serem uma empresa certificada FSC. Linha de agendas e Planners Colore: lança- mento da Pombo Paolo Failoni, diretor de Operações, Alex Tavares, CEO, e Wesley Ortiz, diretor Comercial & Marketing

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