Revista LOJAS Papelaria - Edição 285

18 JULHO 2019 - LOJAS PAPELARIA PONTO DE VENDA Os esforços de marketing voltados para o ponto de venda têm como foco principal atrair a aten- ção do consumidor para que ele identifique no seu produto uma solução para um necessidade ou problema. Em paralelo - e não menos impor- tante, as marcas trabalham para construir uma audiência e ocupar um maior espaço na mente do consumidor. Independente do objetivo final, os caminhos pe- los quais as marcas percorrem são basicamente os mesmos: educar e informar para que, no mo- mento certo, seja mais fácil persuadir o consu- midor a realizar uma compra. Portanto, uma vez no ponto de venda, o clien- te está pronto e decidido, restando às marcas convencê-lo de seus benefícios. Itens pequenos, baratos e relevantes no ca- minho do consumidor É comum que redes varejistas façam estudos, por meio da observação, para identificar os prin- cipais caminhos percorridos pelos consumido- res dentro da loja: para qual lado eles costumam seguir ao entrar, espaços de maior aglomera- ção, pontos de refúgio, principais saídas, entre outros. A partir destes dados, expor itens pequenos, relevantes e baratos - que custam significativa- mente menos que o resto do estoque da loja, aumentam consideravelmente as vendas. Um bom ponto de partida, são os balcões de vendas e caixas de pagamento - os checkout. Marketing de POP: como otimizar os espaços para vender mais Para quem acha que o trabalho de marketing termina quando o cliente entra na loja, está enganado. E este equívoco pode resultar em perdas significativas de vendas e até insatisfação de clientes Em supermercados, as marcas exploram muito bem esses espaços, utilizando-se de exposito- res de balcão onde o cliente pode se ‘servir’ do produto antes de finalizar o pagamento da compra principal. Estes estabelecimentos também utilizam-se dos expositores aramados para criar corredo- res para que, enquanto o consumidor aguarda a passagem pelo caixa, seja impactado mais uma vez e realize as chamadas compras de impulso. Essa técnica realmente funciona? Apesar de uma técnica bastante comum e muito difundida entre os estabelecimentos, expor itens pequenos, relevantes e de menor valor em pon- tos estratégicos funciona, e muito. É importante ressaltar que as ações de marke- ting não precisam e não devem se limitar aos caixas. Todos os espaços de um estabelecimen- to são excelentes oportunidades de se comu- nicar e persuadir o cliente. Basta usar a criati- vidade e explorar os materiais adequados, de acordo com o seu público. A Bárions Produções é uma empresa especiali- zada na execução e projetos para ponto de ven- da, com um trabalho que vai além da simples produção: a empresa conta com uma equipe treinada e atualizada para auxiliar na escolha e personalização do melhor espaço para otimiza- ção do PDV, oferecendo um atendimento dife- renciado, em 360º. Muito além da compra por impulso A atuação do marketing no PDV vai muito além das compras por impulso. O trabalho dos traders marketers está relacionado a experiência que o consumidor terá com a marca e pode incluir: Distribuição de amostra Demonstrações de uso Experiência do usuário

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