Revista LOJAS Papelaria - Edição 283

6 ABRIL/MAIO 2019 - LOJAS PAPELARIA PAPO DE BALCÃO Os tempos estão mudando e é preciso seguir as tendências de mercado para obter sucesso. De acordo com José Renato Borges, presidente da Credz, o cartão open private label (cartão de crédito bandeirado de loja), por exemplo, incrementa as vendas do varejista, pois aumenta fortemente o ticket e a recorrência. “Isso se dá porque os cartões Credz oferecem limites turbinados exclusivos para compra na rede varejista, maior quantidade de parcelas e um atraente programa de fidelidade.” Além disso, argumenta Borges, um cartão com todos esses benefícios atrai novos clientes para a rede varejista. “Outro benefício, tão importante é que, com a parceria Credz, a rede passa a conhecer muito melhor o comporta- mento dos seus clientes.” A Credz atende redes varejistas com faturamento entre R$ 50 milhões a R$ 1 bi /ano, e personaliza as condições comerciais e de risco dependendo das características de cada rede: histórico, posicionamento geográfico, tamanho de lojas, ticket médio, perfil de clientes, fluxo de loja, mix de produtos, planos de pagamento, quadro de pessoal, formato de atendimento, concorrentes etc., contribuindo para uma gestão de excelência, conforme Borges. “Apesar de ser uma empresa nova, a Credz possui expertise reconhecida na concessão de crédito e de meios de pagamentos, sobretudo, para as classes emergentes (C, D e B). Com estrutura enxuta e altíssima tecnologia, o modelo de negócio da Credz se mostrou extremamente competitivo nes- se segmento”, justifica o presidente. Em termos de gestão e inovação, o que enxerga como fundamental para o sucesso do pequeno e médio varejo? A Credz começou como start up há sete anos e, desde então, dobra o seu faturamento a cada ano justamente por atender um nicho de mercado (pe- quenas e médias redes varejistas) desassistido pelos emissores tradicionais de cartões (grandes bancos), que preferiram concentrar a sua ação nas grandes redes. A razão para isto é a dificuldade operacional para atender o dinamismo e a flexibilidade exigidos pelas redes varejistas. Apesar de ser uma empresa nova, a Credz possui expertise reconhecida na concessão de crédito e de meios de pagamentos, sobretudo, para as classes emergen- tes (C, D e B). Com estrutura enxuta e altíssima tecnologia, o modelo de negócio da Credz se mostrou extremamente competitivo nesse segmento. Na sua opinião, quais as principais tendências que devem ditar o futuro para o pequeno e médio varejo para os próximos anos? O pequeno e médio varejista precisa pensar em aderir uma plataforma de marketplace, uma vez que é importante ter também um serviço de e-com- merce, uma loja online para oferecer os seus produtos ao consumidor, não apenas a loja física.  O crescente uso dos celulares e a transformação digital O cliente como centro da estratégia José Renato Borges, presidente da Credz já estão ditando uma mudança no varejo. Acredito que a tecnologia tam- bém estará cada vez mais conectada à oferta de experiência do consumi- dor, além de trazer uma nova abordagem, transformando e aperfeiçoando o mecanismo para obter um banco de dados seguro. A customização é outra tendência que já está em alta, e é uma estratégia valiosa para o pequeno e médio varejo para atrair ainda mais o consumidor. As empresas precisam entender a necessidade e desejo do seu cliente para colocá-lo como centro da estratégia no planejamento ativo na execução. A diversificação em termos de meios de pagamento pode ser conside- rada como fundamental? Sim, é importante que seja cada vez mais presente a diversidade em termos de meios de pagamento em todos os portes do varejo, utilizando, principal- mente, a tecnologia de ponta disponível, tais como os serviços de biometria facial, contactless (cartão sem contato) entre outros. Como o sistema de crédito pode favorecer o aumento das vendas? O cartão open private label (cartão de crédito bandeirado de loja) incremen- ta as vendas do varejista, pois aumenta fortemente o ticket e a recorrência. Isso se dá porque os cartões Credz oferecem limites turbinados exclusivos para compra na rede varejista, maior quantidade de parcelas e um atraente programa de fidelidade. Além disso, um cartão com todos esses benefícios atrai novos clientes para a rede varejista. Outro benefício, tão importante quanto os já mencionados, é que com a parceria Credz a rede passa a conhecer muito melhor o com- “Apesar de ser uma empresa nova, a Credz possui expertise reconhecida na concessão de crédito e de meios de pagamentos, sobretudo, para as classes emergentes (C, D e B). Com estrutura enxuta e altíssima tecnologia, o modelo de negócio da Credz se mostrou extremamente competitivo nesse segmento”

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