Revista LOJAS Papelaria - Edição 277

8 SETEMBRO 2018 - LOJAS PAPELARIA PAPO DE BALCÃO Investindo no futuro Gabriel Venditto, diretor de marketing da Plavitec “Aqui não temos tempo de pensar em crise, mas sim em trabalhar firme”. É com esse pensamento incutido que a Plavitec, fabricante dos autoadesivos Plastcover, vem avançando num projeto de investimentos e reformulação na empresa, para prepará-la para uma nova realidade de mercado Segundo Gabriel Venditto, diretor de marketing da Plavitec, com o crescimento da empresa, viu-se a necessidade de adequação de alguns processos internos, de profissionalização de algumas atividades e da criação de novas áreas. “No ano passado investimos bastante na parte de informática, implantando sistemas, in- formatizamos toda a produção, desde a chegada da matéria-prima até as etapas de produção e produto acabado.” O mercado de papelaria, em geral, vem refletindo problemas macroeconômicos pelos quais o país vem passando, avalia Venditto. “Toda essa crise que o Bra- sil vem passando nos últimos anos teve impacto em todos os segmentos, Mas a Plavitec segue acreditando muito nesse mercado, que nós enxergamos com grande potencial. As empresas que estão conseguindo se modernizar e se adap- tar a esse novo padrão de consumo que vem mudando muito são as que vão ter sucesso a longo prazo”, prevê. A Plavitec tem sede em Cotia, na grande São Paulo, e iniciou suas ativida- des importando material autoadesivo para atender o mercado nacional. Em 1997, visualizando o crescimento da demanda, decidiu criar seu próprio par- que industrial. A empresa fabrica o plástico autoadesivo Plastcover, ideal para trabalhos artesanais, escolares, revestir livros, cadernos, móveis e decoração de ambientes. São mais de 70 modelos desenvolvidos sempre pensando na neces- sidade do mercado e nas tendências atuais. Como tem sido a trajetória da empresa nessas duas décadas de existência? A Plastcover tem 20 anos de mercado e nós iniciamos as atividades importando material da Europa, depois começamos a trazer o material com marca própria e importamos a tecnologia do adesivo reposicionável para o mercado brasileiro. No momento em que montamos a fábrica para a produção do Plastcover, de- cidimos também entrar no segmento de Comunicação Visual, que é uma outra linha de negócios da Plavitec, onde fornece- mos adesivo profissional para uso da indús- tria e grandes bureaus de impressão. Hoje, a Plavitec é uma empresa especializada em adesivos e que tem dois grandes mercados: Papelaria/decoração, que é o Plastcover; e o de Comunicação Visual. A empresa vem passando por uma fase de reformulação. Como está sendo esse processo? Com o crescimento da empresa, viu-se a ne- cessidade de adequação de alguns proces- sos internos e, digamos, de profissionalização de algumas atividades e da criação de áreas que ainda não tínhamos. No ano passado investimos bastante na parte de informática, implantando sistemas, informatizamos toda a produção, que hoje trabalha no sistema de Kanban, desde a chegada da matéria-prima até as etapas de produção e produ- to acabado, tudo integrado com nosso RP, que controla todas as áreas da em- presa. Isso permitiu que obtivéssemos ganhos de produtividade, acuracidade no controle de estoques, nos ajudou na melhor compra nos insumos de produção, com ganhos de custos, refletindo-se em ótimos resultados. Quais foram os investimentos em produção? Investimos também no ano passado em aumento de 100% da capacidade de produção, com a aquisição de uma nova máquina de laminação para continuar crescendo. Uma máquina super moderna, que roda no dobro da velocidade da nossa primeira máquina. E neste ano, ainda, está prevista a compra de uma nova máquina para a etapa que chamamos de corte/acabamento, automatizando ain- da mais a produção, com ganhos de qualidade e de produtividade. A identidade visual também foi mudada? A marca Plastcover e o logotipo tinham mais de 20 anos e, quando eles foram criados, a marca tinha um uso quase que 100%para o segmento Escolar. Com o passar dos anos, a Plavitec passou a enxergar que esse produto poderia ser uti- lizado para outras finalidades, como artesanato, faça você mesmo, revestimento de paredes, decoração. Dessa forma, o plástico autoadesivo ganhou um outro público que ele não tinha quando a marca foi criada. E o logotipo anterior, ele não “conversava” com esse novo público. Hoje, mesmo sem haver uma pesquisa de mercado que mostre esses números, pesquisas qualitativas que fizemos aqui, apontam que esse público é quase 80% feminino. Assim, com base nesse novo público que estava consumindo e os novos pontos de venda que estávamos

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