Revista LOJAS Papelaria - Edição 274

32 JUNHO 2018 - LOJAS PAPELARIA CARTUCHOS COMPATÍVEIS Amargando queda desde 2013, o mercado brasileiro de impressão reagiu e fechou 2017 com um crescimento de 21%. De acordo com dados do estudo IDC Quarterly Hardcopy Printer Tracker Q4 2017, realizado pela IDC Brasil, no passado foram comercializados 2.183 milhões de equipamentos, contra 1,8 milhão de máquinas vendidas em 2016. Do volume de vendas em 2017, 1,7 milhão foi de equipamentos jato de tinta e 478 mil foram de modelos a laser, com 23% e 17% de crescimento, respectivamente. O estudo apontou que, em receita, o mercado brasileiro de impressão cres- ceu 13% em relação a 2016, contabilizando pouco mais de US$ 632 mi- lhões, sendo US$ 266 milhões em vendas de equipamentos à tinta e US$ 366 milhões em vendas de máquinas a laser. “O aumento de 21% em vendas e o crescimento de 13% em receita foram realmente atípicos, pois projetávamos vendas 17% menores do que em 2016”, observa Reinaldo Sakis, gerente de pesquisa e consultoria de Con- sumer Devices da IDC Brasil. No entanto, segundo ele, a reação da econo- mia de forma geral e as ofertas diferenciadas dos fabricantes coincidiram com a necessidade do consumidor de atualizar seus equipamentos e pro- vocaram o crescimento bem acima de qualquer projeção otimista. “Muitos consumidores domésticos, profissionais liberais e empresas estavam traba- lhando com equipamentos defasados e adiando a troca desde 2016. Ano passado, com a volta da confiança na economia, produtos mais baratos e pacotes promocionais, o consumidor aproveitou para comprar máquinas novas”, analisa Sakis. Crescimento do mercado de impressão impulsiona suprimentos Fase de recuperação eleva também as vendas de cartuchos compatíveis e gera boas expectativas para 2018 Esse movimento explica também o crescimento de mais de 100% em ven- das de equipamentos tanques de tinta.  “A adoção de máquinas com essa nova tecnologia já vinha ocorrendo e foi acelerada em 2017. Apesar de o investimento inicial ser um pouco maior para o consumidor final, o custo de impressão dos modelos tanque de tinta é muito menor quando comparado aos preços dos cartuchos originais. Além disso, esse tipo de máquina per- mite carregar quantidades menores de tinta, evitando o ressecamento e a perda de um cartucho”, explica Sakis. Cartuchos compatíveis Alexandre Rodrigues, analista de produtos da Multilaser, também acredita que as novas tecnologias promovidas pelos grandes players do segmento tendem a impulsionar o mercado, como a chegada das impressoras tanque de tinta, que deram uma cara nova ao mercado e permitirão um nível de acessibilidade maior, visto que o refil de tinta é muito mais barato que o cartucho e rende muito mais. “O mercado está bastante aquecido. Todos os nossos segmentos de im- pressão estão demonstrando significativo crescimento em relação ao mes- mo período do ano passado e credito isso principalmente à melhora no panorama econômico brasileiro que, com a saída do ponto sensível da cri- se, tem se mostrado bastante positivo para o consumo”, afirma Rodrigues. Vanessa Maria Fialho, gerente de produtos da Maxprint, explica que os car- tuchos compatíveis existem no mercado brasileiro há pelo menos duas dé-

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