Revista LOJAS Papelaria - Edição 273

LOJAS PAPELARIA - MAIO 2018 33 ARTIGO O perfil do consumidor mudou. Segundo a con- sultoria Ebit, cerca de 25,5 milhões de brasileiros compraram pelo menos uma vez pela internet durante o primeiro semestre de 2017. Por isso, se engana quem acredita que os pequenos va- rejistas devem ter seus negócios restritos a uma loja física. Empresas de menor porte podem (e devem) contar também com um e-commerce para garantir o sucesso de seus negócios. Con- tudo, para colher bons resultados é necessário que a loja virtual esteja integrada ao sistema de gestão (ERP) da empresa - que precisa cada vez mais atuar de maneira omnichannel para manter e fidelizar seus clientes. A principal vantagem de ter o e-commerce in- tegrado ao ERP é que a loja virtual pode ser incorporada a grandes e tradicionais market- places - que são as melhores vitrines on-line que um negócio pode ter. O custo é acessível e a visibilidade é bastante relevante, ajudando a aumentar as visitas e também melhorando a otimização para mecanismos de busca (SEO). Tudo isso, aumenta a possibilidade de sucesso da loja virtual e, por consequência, o crescimen- to do negócio. Outro benefício da integração do e-commerce ao sistema de gestão é a possibilidade de con- PMEs também devem contar com lojas on-line “A exigência por agilidade é cada vez maior e supervisionar as atividades das diferentes áreas da empresa é fundamental para o desenvolvimento do negócio. Afinal, não basta ter um bom site e bons produtos com uma gestão ineficiente.” * Robinson Idalgo trolar todos os processos da companhia em um único ambiente e ainda viabilizar a elaboração de análises e mensuração de resultados, ações que ajudam a ter insights e definir estratégias que terão reflexo no faturamento. A exigência por agilidade é cada vez maior e supervisionar as atividades das diferentes áreas da empresa é fundamental para o desenvolvimento do ne- gócio. Afinal, não basta ter um bom site e bons produtos com uma gestão ineficiente. O ERP se destaca por sua capacidade de ser integrado a diversas outras soluções. Todos os processos da empresa como dados e atualiza- ção de estoque, emissão de notas, verificação de faturamento, pagamento de impostos, con- trole de vendas, entre outros, ficam reunidos em um mesmo local e, desta forma, as infor- mações transitam livremente entre os setores, o que elimina a inconsistência de dados e, por consequência, diminui os erros. A gestão se torna mais estratégica e ágil, resultando em otimização do tempo, uma supervisão mais certeira das finanças, alinhamento logístico e melhor atendimento ao cliente. Todas essas facilidades oferecem vantagem competitiva aos empresários em relação a concorrência. Contar com uma loja on-line deixou de ser um diferencial para tornar-se es- sencial. Os consumidores estão cada dia mais conectados e quem não se adaptar a essa nova realidade corre o risco de desaparecer em poucos anos. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizaram um estudo sobre os hábitos de compra dos brasileiros. Segundo o levan- tamento, que foi feito em 2017 nas capitais do país, 89% dos internautas realizaram ao me- nos uma compra on-line nos últimos 12 meses - independente da classe social. Os principais benefícios mencionados para optar pelas com- pras por meio da internet foram a percepção de que os produtos vendidos pela internet são mais baratos do que nas lojas físicas (58%); a comodidade de comprar sem sair de casa (45%); o fato de poder fazer as compras no ho- rário que quiser (31%); a economia de tempo (29%); e a facilidade que a internet proporciona na comparação de preços. Por isso, os pequenos e médios empresários de- vem buscar no mercado um sistema de gestão baseado em nuvem, que é um armazenamento acessível, seguro e eficiente,  e que possa ser facilmente integrado com outras plataformas e, principalmente com marketplaces. Estes deta- lhes são essenciais para que o gerenciamento do negócio seja eficiente, e assim o sucesso fica mais próximo de se tornar realidade. * Robinson Idalgo - fundador da SoftUp - em- presa brasileira criadora do sistema de gestão* (ERP) grátis. Mais informações no site :www.sis- temagratis.com.br

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=