Revista LOJAS Papelaria - Edição 273

LOJAS PAPELARIA - MAIO 2018 29 E-commerce tem a expectativa de faturar R$ 77,5 bilhões em 2018, aponta E-Consulting Crescimento na projeção de vendas é o maior dos últimos cinco anos. Segurança nos pagamentos via plataformas mobile e ações atrativas, como o Black Friday, estão entre os principais impulsionadores do reaquecimento do comércio eletrônico brasileiro neste ano De acordo com números divulgados pela E-Consulting, o e-commerce bra- sileiro deverá faturar R$ 77,5 bilhões em 2018, um aumento de 20,9% em relação ao ano passado, que fechou arrecadando R$ 64,1 bilhões. As cifras superam as expectativas da consultoria, que há 14 anos elabora a apuração dos dados. Afinal, desde 2015 o levantamento apontava registros estáveis ou em queda no comércio eletrônico nacional, que chegaram a ultrapassar a casa dos 2% na época. Uma das causas que contribuem para o reaquecimento do e-commerce neste ano são as ações proativas de operadoras de telefonia e meios de pa- gamentos para estimular o consumo e o pagamento via internet. Segundo a pesquisa, da fatia total das transações financeiras que devem ocorrer na web em 2018, 23,5% serão via plataformas mobile. “O crescimento exponencial do mobile se dá por um esforço conjunto entre operadoras, meios de paga- mentos, varejistas e o próprio consumidor, que enxerga cada vez mais co- modidade e segurança”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da E-Consulting. A expectativa é que, em 2018, 84% dos brasileiros realizem pagamentos por meios online. Dentre as principais razões do consumidor usar as plata- formas eletrônicas estão comodidade (55%), confiança (46%), segurança (44%) e agilidade (26%) na hora do pagamento. Além da alta frequência da mobilidade, outros fatores de crescimento que estão ligados ao aumento da projeção de vendas do e-commerce para este são: a migração de consumidores do varejo físico para o digital; ações va- rejistas atrativas, como o Black Friday, bem como os investimentos das empresas em soluções para melhorar o User Experience. A pesquisa também aponta que a previsão do ticket médio de compras do brasileiro aumentou e será a maior dos últimos cinco anos. De acordo com a E-Consulting, o cliente virtual estará disposto a gastar R$ 319 em 2018. Seis reais a mais do que em 2017, que foi R$ 313, e trezes reais a mais do que 2015, que esperava que ele gastasse R$ 306 por compra. Quanto às categorias mais vendidas, a previsão da pesquisa é que os itens de saúde e beleza sejam os mais comprados do período, tendo chances de alcançar um volume de pedidos que representa, aproximadamente, 22% do montante previsto de transações no e-commerce. Moda e acessórios vem em segundo lugar com um volume de 18%. Já os eletrodomésticos e os produtos de informática terão um número de pedidos em torno de 17%, enquanto os eletrônicos representarão um volume de 14%. O índice do varejo online (VOL) é calculado pela E-Consulting a partir da soma trimestral das vendas online ocorridas nas lojas virtuais de automó- veis, bens de consumo e turismo. O cálculo inclui em seu montante o e- -commerce B2C (Business to Consumer) nos formatos tradicional, mobile commerce, social commerce e compras coletivas, bem como o nicho de C2C (Consumer to Consumer). Os primeiros encontros aconteceram nos dias 2, 3 e 4 de maio, no Rio de Janeiro, Paraná, e em Santa Catarina, respectivamente. Os participantes do GS&Club tiveram acesso também a um pacote de be- nefícios, além do conteúdo e da rica discussão dos temas, como descontos especiais nas principais atividades do Grupo GS& Gouvêa de Souza e aces- so, em primeira mão, aos materiais desenvolvidos pelo grupo. Lucena explica a importância da iniciativa: “O GS&Club nasce e se esta- belece como um ambiente de intenso aprendizado e inspiração. Ainda por sua característica regional, permitirá que empresas e profissionais apurem ainda melhor as soluções discutidas a cada sessão, respeitando regionali- dades e particularidades locais”. Expansão Regional Grupo GS& Com a experiência de quase 30 anos atuando em mercado nacional e inter- nacional, o Grupo GS& Gouvêa de Souza tem um projeto de expansão de presença para diversos estados do Brasil. Através da atuação estratégica de parceiros regionais, o Grupo GS& já está presente em diversas capitais brasileiras, além de sua matriz em São Paulo. A expansão prossegue para mais localidades, inclusive para fora do Brasil, como Portugal. “No âmbito nacional, é uma forma de aproximar ainda mais de nos- sos clientes e prospects a magnífica plataforma de soluções GS&, estabelecendo vínculos mais fortalecidos com os setores de varejo, indústria e serviços de cada região, deste imenso e próspero Brasil”, afirma Lucena. O parceiro regional e o Grupo GS& irão promover em cada unidade, eventos periódicos; formação de núcleos de estudo e discussão de temas relevan- tes; programas de visitas técnicas e muito mais; sempre com o objetivo de incrementar o desenvolvimento de empresas e profissionais nos setores com os quais o Grupo GS& Gouvêa de Souza atua.

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