Revista LOJAS Papelaria - Edição 272

18 ABRIL 2018 - LOJAS PAPELARIA Em queda desde 2013, o mercado brasileiro de impressão reagiu e fechou 2017 com um cres- cimento de 21%. Ano passado foram comercializados 2,183 milhões equipamentos, contra 1,8 milhão de máquinas vendidas em 2016. Do volume de vendas em 2017, 1,7 milhão foi de equipamentos jato de tinta e 478 mil foram de modelos a laser, com 23% e 17% de crescimen- to, respectivamente. Os dados fazem parte do estudo IDC Quarterly Hardcopy Printer Tracker Q4 2017 realizado pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Em recei- Após quatro anos de queda, mercado de impressoras surpreende e registra 21% de crescimento em 2017 Foram vendidos 2,1 milhões de equipamentos, que geraram uma receita de US$632 milhões. Destaque ficou com as impressoras tanque de tinta, que tiveram um crescimento de mais de 100% ta, o mercado brasileiro de impressão cresceu 13% em relação a 2016, contabilizando pouco mais de US$632 milhões, sendo US$266 milhões em ven- das de equipamentos à tinta e US$366 milhões em vendas de máquinas a laser. “O aumento de 21% em vendas e o crescimento de 13% em receita foram realmente atípicos, pois pro- jetávamos vendas 17% menores do que em 2016”, lembra Reinaldo Sakis, gerente de pesquisa e con- sultoria de Consumer Devices da IDC Brasil. Mas, segundo ele, a reação da economia de forma geral e as ofertas diferenciadas dos fabricantes coincidi- ram com a necessidade do consumidor de atualizar seus equipamentos e provocaram o crescimento bem acima de qualquer projeção otimista. “Muitos consumidores domésticos, profissionais liberais e empresas estavam trabalhando com equipamen- tos defasados e adiando a troca desde 2016. Ano passado, com a volta da confiança na economia, produtos mais baratos e pacotes promocionais, o consumidor aproveitou para comprar máquinas no- vas”, analisa Sakis. É nesse contexto que se explica o crescimento de mais de 100% em vendas de equipamentos tan- ques de tinta.  “O movimento de adoção de máqui- nas com essa nova tecnologia já vinha ocorrendo e foi acelerado em 2017. Apesar de o investimento inicial ser um pouco maior para o consumidor final, o custo de impressão dos modelos tanque de tin- ta é muito menor quando comparado aos preços dos cartuchos originais. Além disso, esse tipo de máquina permite carregar quantidades menores de tinta, evitando o ressecamento e a perda de um car- tucho”, explica Sakis. Projeções para 2018 Apesar do movimento positivo em 2017, a projeção da IDC para o mercado de impressão em 2018 é bastante conservadora. “Se houver crescimento será bem tímido, pois as reposições e atualizações já foram feitas e não temos perspectivas de uma grande quantidade de novos usuários. Naturalmen- te, sempre teremos consumidores comprando o primeiro computador e a primeira impressora, mas nada que leve a um volume de vendas surpreen- dente como foi em 2017”, conclui o analista.

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