Revista LOJAS Papelaria - Edição 270

LOJAS PAPELARIA - JAN/FEV 2018 3 EDITORIAL Rua José Tobias dos Santos, 37-A 05121-050, São Paulo, SP, Brasil. Tel (5511) 3837-7979 agneloeditora@agneloeditora.com.br LOJAS Papelaria, Informática, Brinquedos & Cia. é uma publicação mensal de AGNELO EDITORA. Dirigida a proprietários, diretores, gerentes e compradores de lojas, atacadistas e varejistas de materiais escolares,de escritórios, de informática e brinquedos. Circulação nacional. Revista LOJAS AnoXXVI,N.º270-Jan/Fev2018 www.lojaspapelaria.com.br Twitter - @revistalojas CAPA Talita Correia Diretor Presidente Agnelo de Barros Neto agnelo@agneloeditora.com.br Diretora Financeira Samantha Barros samantha@agneloeditora.com.br Editor Chefe Marcos Mila (MTb 26.418) marcos@agneloeditora.com.br Jornalistas Lucélia Monfardini (MTb 35.140) lucelia@agneloeditora.com.br Talita Molinero (MTb 74.307) talita.molinero@agneloeditora.com.br Edição de arte Geraldo de Oliveira geraldo@agneloeditora.com.br Diagramação Talita Correia talita@agneloeditora.com.br Revisão Marcello Bottini Editor de Fotografia Yuri Zoubaref fotografia@agneloeditora.com.br Publicidade Érica Brandão comercial@agneloeditora.com.br CTP e Impressão Gráfica Grass Depto Assinaturas/Distribuição Fernando Clarindo assinaturas@agneloeditora.com.br Volta às aulas aquece o mercado O ano começou com boas notícias para a economia com projeções de crescimento, o que não acontecia desde 2014. e para o mercado de papelaria, a volta às aulas deve impulsionar ainda mais essas projeções. O início de ano é marcado pelo fim das férias escolares e pela volta às aulas e, com isso, surgem as listas de material escolar, em que os itens necessários para o ano inteiro são adquiridos de uma só vez, no começo do ano letivo. Dessa forma, o período de volta às au- las tem uma influência para o comércio que se assemelha às datas comemorativas. Ape- nas para citar um exemplo, a área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizou um levantamento com os empresários da cidade de Belo Horizonte que atuam com vendas de materiais escolares, entre eles: papelaria e livraria; mercado, supermercado e hipermer- cado; loja de departamento, magazine e multicoisas. O objetivo do projeto é mensurar os impactos da data para o comércio da cidade, conhecer ações adotadas pelas lojas, assim como identificar o perfil das compras realizadas no período. O levantamento mostrou que o tíquete médio deve girar entre R$ 50 e R$ 200, de acordo com 70,4% dos entrevistados. Para aquecer as vendas no período, 40,4% dos empre- sários realizaram ou vão realizar promoções ou liquidações. Outras ações usadas foram os investimentos em propaganda/ divulgação (16,7%) e na visibilidade da loja (15,8%). Quanto à contratação de empregados temporários, 19,9% das empresas dos segmentos avaliados reforçaram o quadro de funcionários. O perfil de compras também foi analisado pelo estudo. Conforme 71,4% dos empre- sários, os consumidores sempre realizam pesquisa de preço antes da aquisição dos produtos. Diferentemente do que ocorreu em 2017, neste ano, em quase metade das empresas (48,5%), os consumidores optaram pela compra da lista completa.  Entre a volta gradual do consumo e as ações propostas pelo segmento, é possível notar que 2018 será realmente diferente do que vinha acontecendo nos últimos anos e é pos- sível esperar um igual aquecimento gradual do setor. Que assim seja! Boa leitura! Marcos Mila

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