Revista LOJAS Papelaria - Edição 268

GIRO Lojas Novembro 2017 Varejo eletroeletrônico de setembro aponta alta de 3,4% em relação mesmo mês de 2016 Desenvolvido com o propósito essencial de ser o único índice que mede exclusivamente a atividade do varejo de eletro- eletrônico no Brasil, o Índice GfK-4E de Atividade no Varejo Eletroeletrônico constatou uma alta de 3,4% nas vendas de produtos eletroeletrônicos em setembro de 2017, em relação ao mesmo mês de 2016, acumulando uma alta de 8,2% no ano e de 10,0% em 12 meses. Índice de atividade no varejo Eletroeletrônico GfK-4E índice base 100 = 2014 Período Original Dessaz. %YoY %MoMsa Set-16 77,07 90,50 10,9% -1,0% Out-16 101,64 94,74 18,5% 4,7% Nov-16 126,21 105,94 29,7% 11,8% Dez-16 101,39 78,38 -2,5% -26,0% Jan-17 112,54 96,68 17,1% 23,3% Fev-17 81,61 94,36 9,9% -2,4% Mar-17 87,42 97,11 15,8% 2,9% Abr-17 78,01 94,16 5,3% -3,0% Mai-17 103,87 94,88 6,9% 0,8% Jun-17 80,74 96,59 7,4% 1,8% Jul-17 99,92 96,51 2,7% -0,1% Ago-17 83,57 96,67 5,3% 0,2% Set-17 79,72 94,40 3,4% -2,3 Na margem, o indicador de setembro mostrou queda de 2,3% em relação a agosto, no dado livre de influências sazo- nais. A média móvel trimestral da série dessazonalizada mostrou alta de 0,7%. A tabela mostra as principais variações do índice nos últimos meses. Além de conter informações únicas para o setor, o Índice GfK-4E é principal indicador antecedente da Pesquisa Men- sal de Comércio (PMC) do IBGE (no que tange à categoria de produtos eletroeletrônicos) e conta com o respaldo do conhecimento e das bases de dados singulares da GfK - empresa que é referência em informações primárias deste e de outros mercados consumidores - e a longa experiência dos técnicos da 4E na elaboração de índices de atividade econô- mica. A metodologia por trás do Índice GfK-4E procura replicar os processos de ponderação e deflação pela qual passam os índices da PMC e, por isso, possui grande correlação e importante capacidade preditiva, já que é publicado antes da pesquisa do IBGE. A série dessazonalizada do Índice GfK-4E, da mesma forma, é processada pelo mesmo algoritmo de ajuste sazonal que é submetido a PMC, mas carrega características próprias por causa da maior homogeneidade entre os produtos frente ao amplo espectro de itens contemplado pelo índice restrito da PMC. 44

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