Revista LOJAS Papelaria - Edição 263

PERIFÉRICOS (TECLADO,MOUSEEWEBCAM) Produtos diferenciados ganhammercado Para superar a crise, empresas apostam emprodutos cada vezmais tecnológicos e com valor agregado A economia vem ensaiando uma recuperação, mas enquanto omercado não se afirma é preciso criatividade e investimento para desviar da crise emanter a clientela animada para o consumo. Dessa forma, a inovação e o investimento em novos produtos que venham ao encon- tro do gosto do consumidor são fatores primordiais para a sobrevivência nomercado. O aumento da venda de smartphones, tablets, notebooks e atémesmo smart TV aumenta consideravelmente a venda de acessórios correlatos. Assim, existe um trabalho dos principais fabricantes da categoria em desenvolver produtos com diferenciais tecnológicos e de design a fim de chamar a atenção do consumidor final. “Os periféri- cos demenor valor agregado possuem uma substituição mais frequente entre os consumidores. A parte corporati- va também é um perfil de cliente comprador da cate- goria. É um segmento de produtos com uma recompra relativamente alta em relação às demais”, observa Couto Junior, gerente de planejamento e operações comerciais da Leadership. Diversificação A venda de notebook vem caindo, puxando para baixo a venda de acessórios, mas paramanter o faturamento é importante o lojista acrescentar nomix produtos de maior valor agregado, comomouses e teclados sem fio, coolers e não ficar dependente somente das linhas de entrada, opinaDanilo Angi, gerente de produto da Multilaser. Angi analisa que o consumidor, muitas vezes, busca reposi- ção de um acessó- rio. “Uma revenda bem instruída não irá limitar-se a oferecer o produto para reposição, irá apresentar outros acessórios paramelhorar o uso do equipamento e que possuam tecnologia e performancemelhores. Isso ajuda para que omercado se renove em relação aos produtos e não se limite amodelos de entrada.” O gerente de produto daMultilaser afirma que este é ummercado estável e não apresenta omesmo crescimento dos anos anteriores, mas por outro lado não tem sazonalidade como os eletrônicos, e seus produtos não ficam obsoletos com o tempo, o que o torna uma excelente opção para o comer- ciante que não quer se arriscar. “Somos os únicos a dar três anos de garantia para toda a linha de infor- mática, além de oferecer o portfóliomais completo emais atualizado. Além disso temos a linha gamer mais nova e completa domercado, com excelente custo benefício.” ParaMarcelo Sztajn, diretor executivo daNewex, o mercado tem semostradomais aquecido, mas ain- da envolve certa instabilidade. “O atual cenário po- lítico e econômico do país tem começado a definir o que podemos esperar, de fato, para os próximos meses. De qualquer forma, seguimos investindo na categoria, mas prezando por certa cautela.” Omercado de reposição também tem sido funda- mental para auxiliar namanutenção dos números de faturamento nestes últimosmeses, conforme Sztajn, pois os produtos com giromais garantido foram importantes por garantir um investimento mais seguro emmeio a tanta instabilidade. “Esses produtos são essenciais para otimizar as tarefas do dia a dia, o que influencia positivamente suas vendas. Sempre haverá a necessidade do uso de um teclado emmouse, em especial nos grandes ambientes corporativos, educacionais e domésticos, entre outros. Mesmo com o advento dos tablets, smartphones e notebooks, os desktops sãomuito utilizados e a busca por estes acessórios, mesmo os mais básicos, ainda é garantida”, entende o diretor executivo daNewex.

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