Revista LOJAS Papelaria - Edição 261 - page 3

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PorMarcosMila
EDITORIAL
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LOJAS Papelaria, Informática, Brinquedos & Cia. é uma
publicação mensal de AGNELO EDITORA. Dirigida a
proprietários, diretores, gerentes e compradores de
lojas, atacadistas e varejistas de materiais escolares, de
escritórios,de informáticaebrinquedos.Circulaçãonacional.
Revista LOJAS
AnoXXIII,N.º261 -Abril 2017
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Assessoria Jurídica
Omomento atual nos traz motivos amais para repensar omodo
de atuação do varejo de papelaria. A crise econômica pela qual o
país vem passando, a alta dos juros e dos impostos de importa-
ção, são fatores que contribuem para a queda no consumo. Dessa
forma, não se pode apenas ficar esperando que as dificuldades
passem.
É fundamental que os empresários do setor de papelaria enten-
dam que é preciso criar ações mais efetivas para atrair os clientes
para a loja e também para conquistar a confiança e a fidelidade
dos consumidores por meio de um atendimento e serviços alinha-
dos às suas necessidades.
Para enfrentar essemomento difícil, Débora de Paula Rodrigues,
consultora do Sebrae-SP, dá algumas dicas de como gerar resulta-
dos mais positivos para o negócio. Uma delas é cuidar muito bem
da vitrine e da fachada da loja, pois a falta de cuidado com a en-
trada da loja é um erromuito comum entre empresários do setor
de papelaria. O resultado desse descuido é que a papelaria passa
despercebida e não chama a atenção dos clientes, o que faz com
que o negócio perca vários potenciais compradores. Portanto, é
possível usar a criatividade, inovar, colocar expositores móveis,
colocar produtos diferenciados, tematizar a vitrine e, assim, apre-
sentar uma novidade para o seu cliente.
Cuidar da ambientação da loja é também fundamental. Uma das
principais queixas dos empresários do setor de papelaria é não
conseguir fazer com que o cliente passemais tempo na loja. É
preciso cuidar da infraestrutura oferecida ao cliente, como a ilu-
minação da loja, temperatura do ambiente, música adequada, ter
um espaço para os filhos dos clientes brincarem, além de cadeiras
para os clientes e seus acompanhantes esperarem confortavel-
mente. Esses detalhes fazem toda a diferença para proporcionar
uma experiência agradável na papelaria e fazer o cliente ter von-
tade de frequentar e ficar mais tempo no estabelecimento.
Inovação é importante, mas é preciso que ela esteja alinhada ao
seu público, assim, apenas seguir tendências e inovar sem fazer o
devido planejamento pode não gerar os resultados esperados. Há
que se conhecer muito bem o perfil do público antes de adotar
e oferecer algo inovador na papelaria. Por exemplo, colocar um
café na papelaria, produtos de impressão, de encadernação e até
mesmo uma impressora 3D é importante, mas é preciso estar
atento para ver se o consumidor nessa região vai consumir esses
serviços. Fazer uma pesquisa demercado e escutar o cliente é
essencial.
Portanto, esteja atento, seu negócio podemudar. E paramelhor!
Atraindoo cliente
para a loja
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