Revista LOJAS Papelaria - Edição 261

3 PorMarcosMila EDITORIAL Rua José TobiasdosSantos, 37-A 05121-050, SãoPaulo, SP, Brasil. Tel (5511) 3832-7979 agneloeditora@agneloeditora.com.br LOJAS Papelaria, Informática, Brinquedos & Cia. é uma publicação mensal de AGNELO EDITORA. Dirigida a proprietários, diretores, gerentes e compradores de lojas, atacadistas e varejistas de materiais escolares, de escritórios,de informáticaebrinquedos.Circulaçãonacional. Revista LOJAS AnoXXIII,N.º261 -Abril 2017 www.lojaspapelaria.com.br Twitter - @revistalojas CAPA TalitaCorreia Diretor Presidente AgnelodeBarrosNeto agnelo@agneloeditora.com.br Diretora Financeira Samantha Barros samantha@agneloeditora.com.br Editor Chefe MarcosMila (MTb26.418) marcos@agneloeditora.com.br Jornalistas LucéliaMonfardini (MTb 35.140) lucelia@agneloeditora.com.br TalitaMolinero (MTb 74.307) talita.molinero@agneloeditora.com.br Ediçãode arte GeraldodeOliveira geraldo@agneloeditora.com.br Diagramação TalitaCorreia talita@agneloeditora.com.br Revisão MarcelloBottini Editor de Fotografia Yuri Zoubaref fotografia@agneloeditora.com.br Publicidade Érica Brandão comercial@agneloeditora.com.br CTP e Impressão Gráfica Eskenazi DeptoAssinaturas/Distribuição FernandoClarindo assinaturas@agneloeditora.com.br Assessoria Jurídica Omomento atual nos traz motivos amais para repensar omodo de atuação do varejo de papelaria. A crise econômica pela qual o país vem passando, a alta dos juros e dos impostos de importa- ção, são fatores que contribuem para a queda no consumo. Dessa forma, não se pode apenas ficar esperando que as dificuldades passem. É fundamental que os empresários do setor de papelaria enten- dam que é preciso criar ações mais efetivas para atrair os clientes para a loja e também para conquistar a confiança e a fidelidade dos consumidores por meio de um atendimento e serviços alinha- dos às suas necessidades. Para enfrentar essemomento difícil, Débora de Paula Rodrigues, consultora do Sebrae-SP, dá algumas dicas de como gerar resulta- dos mais positivos para o negócio. Uma delas é cuidar muito bem da vitrine e da fachada da loja, pois a falta de cuidado com a en- trada da loja é um erromuito comum entre empresários do setor de papelaria. O resultado desse descuido é que a papelaria passa despercebida e não chama a atenção dos clientes, o que faz com que o negócio perca vários potenciais compradores. Portanto, é possível usar a criatividade, inovar, colocar expositores móveis, colocar produtos diferenciados, tematizar a vitrine e, assim, apre- sentar uma novidade para o seu cliente. Cuidar da ambientação da loja é também fundamental. Uma das principais queixas dos empresários do setor de papelaria é não conseguir fazer com que o cliente passemais tempo na loja. É preciso cuidar da infraestrutura oferecida ao cliente, como a ilu- minação da loja, temperatura do ambiente, música adequada, ter um espaço para os filhos dos clientes brincarem, além de cadeiras para os clientes e seus acompanhantes esperarem confortavel- mente. Esses detalhes fazem toda a diferença para proporcionar uma experiência agradável na papelaria e fazer o cliente ter von- tade de frequentar e ficar mais tempo no estabelecimento. Inovação é importante, mas é preciso que ela esteja alinhada ao seu público, assim, apenas seguir tendências e inovar sem fazer o devido planejamento pode não gerar os resultados esperados. Há que se conhecer muito bem o perfil do público antes de adotar e oferecer algo inovador na papelaria. Por exemplo, colocar um café na papelaria, produtos de impressão, de encadernação e até mesmo uma impressora 3D é importante, mas é preciso estar atento para ver se o consumidor nessa região vai consumir esses serviços. Fazer uma pesquisa demercado e escutar o cliente é essencial. Portanto, esteja atento, seu negócio podemudar. E paramelhor! Atraindoo cliente para a loja

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=