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Por Marcos Mila
Editorial
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Revista LOJAS
Ano XXI, N.º 217 - Abril 2013
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Preparando o
futuro!
O mundo atual é tão dinâmico que precisamos nos atualizar constantemente. Na
era da tecnologia tudo muda e se transforma com uma rapidez que, se não ficarmos
atentos às mudanças e às tendências, podemos correr o risco de “ver o bonde passar”,
como se dizia antigamente.
E é acompanhando essas transformações e ficando atentos para o que público real-
mente quer e para onde o mercado está se direcionando, que vamos nos atualizar e
fazer o sucesso do negócio.
A Revista Lojas Papelaria foi consultar Ricardo Frederico, sócio da Exitus Consult, profis-
sional que está atento para as necessidades do varejo e que aborda em sua entrevista
como melhorar as vendas e fidelizar os clientes, com medidas, às vezes até simples,
mas que surtem bons resultados.
Melhorar a disposição dos produtos e serviços na loja, eliminar os gargalos são alguns
dos desafios que a Exitus Consult promete solucionar no ponto de venda. Entre outras
medidas, Frederico, defende que investir em treinamento e criar motivação aos seus
funcionários com ações simples e reconhecimento fazem com que o clima de compe-
tição saudável entre os funcionários reflita em aumento de vendas. Ele orienta também
para a diversificação de produtos como forma de melhorar os negócios. É preciso ino-
var, buscar por opções como tecnologia, hobby arte, presentes, materiais pedagógi-
cos, brinquedos, ou seja, a loja tem que se adaptar a uma nova realidade aproveitando
datas, transformando-se a cada novo evento e com isso extraindo o máximo de cada
cliente que entre em seu estabelecimento.
Depois de dois anos de forte imersão em uma empresa do segmento, a Exitus tem de
volta em seu quadro todos os quatro sócios prontos a contribuir com o mercado nos
mais diversos desafios.
O sócio da Êxitus, observa que as principais medidas para uma papelaria se tornar
competitiva passam pelo treinamento focando diferenciação através dos funcionários.
Posteriormente, o ambiente da loja em si, arrumação tornando a loja agradável aos
clientes, também procurando destacar os produtos que estão sendo foco, seja da data,
como volta às aulas, Dia das Mães, Dia dos Pais, ou mesmo criando corners vendedo-
res com produtos complementares. Criar e divulgar promoções, deixando claro como
é a promoção, por exemplo, com cartazes divulgando forma de pagamento, itens
com preços especiais etc. Buscar por clientes fazendo relacionamento, seja com seu ca-
dastro – se existir, senão, é preciso criá-lo já –, com escolas, com empresas, escritórios,
consultórios, potencializando as possibilidades de venda e de clientes.
Isso e muito mais ele fala em sua entrevista na seção “Papo de balcão”, como você
leitor poderá ver.
Boa leitura!
Assessoria Jurídica