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lhos artesanais e escolares em superfícies
como papel, cartolina, papel pardo e fo-
tos. “Essa cola é fabricada em resina PVA
à base de água, com alto teor de sólidos,
que melhoram a aderência à superfície.
Quanto maior o teor de sólidos, menos
o papel vai enrugar e maior será o poder
de colagem”, observa Strussmann.
Por sua vez, a Faber-Castell tem uma
linha completa de materiais, não só
de educação artística, mas para uso na
escola e no dia-a-dia. “Oferecemos várias
linhas de produtos completas e diferen-
ciadas, como é o caso da linha Grip, que
possui vários produtos, como EcoLápis
de cor, EcoLápis grafite, canetinhas, giz
de cera, caneta esferográfica, canetinhas
fine pen, borracha, apontadores e lapi-
seira. Os produtos da linha Grip possuem
formato triangular e exclusivas esferas
antideslizantes, que oferecem mais
firmeza à pega”, ressalta Marta Aymard,
gerente de marketing - linha Playing and
Learning da Faber-Castell.
A empresa dispõe também de linhas
específicas, como a linha Jumbo, voltada
para crianças pequenas, composta por
instrumentos com formato maior, que
facilita a pega, indicado para crianças
em idade pré-escolar. Também tem uma
linha de tintas laváveis que dão maior
liberdade para as crianças usarem sem a
preocupação de sujar a roupa.
As linhas de Ecolápis de cor servem para
usos diversificados, como aquarelável,
muito utilizado em aulas de artes, Ecolá-
pis Neon, Metálicas com cores e efeitos
diferenciados. Dispõe ainda da linha de
produtos apagáveis, como canetinhas
e Ecolápis de cor e Ecolápis grafite com
minas graduadas para desenhos mais
específicos.
Já os itens escolares comercializados pela
Summit utilizados na educação artística
que têm maior índice de procura, de
acordo com Daniela Kunzler, especialista
de marketing da empresa, são as colas
glitter, aquarela e lápis de cor aquarelável.
“As colas glitter da Tris estão disponíveis
em oito cores intensas e possuem uma de-
manda alta devido ao seu caráter decora-
tivo, sendo aplicado em diários, cadernos,
trabalhos escolares etc. A aquarela e o lápis
de cor aquarelável são materiais essenciais
para as aulas de educação artística.”
Mercado
A expectativa de vendas dos produtos
artísticos escolares é muito otimista,
conforme Daniela, “pois o aumento da
renda disponível para consumo faz com
que o consumidor opte por agregar a sua
cesta produtos diferenciados, indo além do
material escolar básico, impulsionando a
venda de produtos para satisfação pessoal,
como produtos artísticos e decorativos”.
Na opinião de Anderson Gallo, gerente de
produto da categoria de papelaria da Bic
Brasil, para impulsionar as vendas em 2012
é importante investir em comunicação,
falando diretamente com o consumidor
e com influenciadores da compra. “A Bic
terá uma campanha focada em colorir, ‘A
evolução do colorir’, com anúncios em re-
vistas focadas em crianças e pais, além de
filme de 30 segundos em TVs aberta e fe-
chada, com patrocínio aos programas Art
Attack, do Disney Channel, e Art Zooka,
do Discovery Kids. Além disso, em janeiro
lançamos a promoção Sonho Mágico Bic,
que irá sortear 3 viagens com 2 acompa-
nhantes para os parques de Orlando.”  
Já a Yur  espera para 2012 ter um reco-
nhecimento por parte do consumidor final
da linha Color Make, que ganhou novos
produtos. “Com uma linha mais completa,
visamos atingir outros públicos dentro dos
segmentos que já atingimos, aumentando
as vendas”, prevê Brayene Andrade, do
departamento de marketing da Yur.