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Editorial
Por Marcos Mila
Um ano de
superação
Revista LOJAS
Ano XVII, N.º 185 - Maio 2010
CAPA
Habilis Comunicação
Diretor Presidente
Agnelo de Barros Neto
agnelo@agneloeditora.com.br
Editores Responsáveis
Marcos Mila (MTb 26.418)
marcos@agneloeditora.com.br
Lucélia Monfardini (MTb 35.140)
lucelia@agneloeditora.com.br
Edição de arte
Geraldo de Oliveira
geraldo@agneloeditora.com.br
Diagramação
Talita Correia
talita@agneloeditora.com.br
Revisão
Marcello Bottini
Editor de Fotografia
Yuri Zoubaref
yuri@agneloeditora.com.br
Gerente comercial
Sérgio Suassuna
sergio.suassuna@agneloeditora.com.br
Publicidade
Fellipe Manrubio
Michele dos Santos
comercial@agneloeditora.com.br
CTP e Impressão
Neoband
Rua José Tobias dos Santos, 37-A
05121-050, São Paulo, SP, Brasil.
Tel (5511) 3832-7979 - Fax (5511) 3832-2850
agneloeditora@agneloeditora.com.br
LOJAS Papelaria, Informática, Brinquedos & Cia. é
uma publicação mensal de AGNELO EDITORA. Dirigida
a proprietários, diretores, gerentes e compradores de
lojas, atacadistas e varejistas de materiais escolares,
de escritórios, de informática e brinquedos. Circulação
nacional.
esta edição a revista Lojas, Papelaria, Informática, Brin-
quedos & Cia traz a relação dos finalistas apontados
pela pesquisa Melhores Marcas, exaltando as empre-
sas que se destacaram em 58 categorias de produtos
e serviços do setor em 2009.
Em sua 10ª edição, o Prêmio Melhores Marcas se
tornou referência e alvo de cobiça de empresas que
abastecem o setor nacional de papelarias. E não por menos: além das
grandes magazines, o setor de papelarias se traduz, em sua grande maio-
ria, em pequeno e médio varejo, um mercado extremamente disputado
e que exige muito desempenho das indústrias e dos distribuidores, no
sentido de agregar valor e qualidade nos produtos e serviços que estes
oferecem.
Além da característica de ser um mercado competitivo, o ano de 2009
trouxe mais uma questão a ser superada: a crise iniciada em outubro de
2008 e que teve seus reflexos até o início deste ano. É claro que pode-
mos afirmar que o Brasil reagiu bem melhor do que podíamos imaginar
perante uma crise de grandes proporções e de tantos reflexos negativos
em todo o mundo, mas não podemos negar que os efeitos foram bem
impactantes tanto para a indústria quanto para o comércio varejista,
provocados pelas incertezas e pelos cortes de gastos com materiais de
escritório e escolar.
Em meio a essa turbulência, as empresas tiveram que, além de superar o
período de crise, colocar em prática sua astúcia, criatividade e coragem
para operar e sobreviver no mercado nacional. E aí ressaltamos a compe-
tência das empresas que estavam preparadas para a tormenta e, também,
aquelas que souberam se reinventar e se destacar entre os concorrentes.
Por isso, há que se reconhecer que a 10
a
edição do Prêmio Melhores Mar-
cas tem um “sabor” especial para as empresas finalistas, pois elas soube-
ram enfrentar esse período de incertezas e foram apontadas pelo mercado
como merecedoras da posição em que se encontram.
Dessa forma, queremos parabenizar desde já as empresas que figuram
como finalistas do Prêmio Melhores Marcas, pois independente do resul-
tado final podem se considerar vencedoras. Afinal, estar entre os melhores
diante das adversidades demonstra a capacidade de gestão, a flexibilidade
e o compromisso com o mercado.
Boa leitura!
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